Você quer jogar RPG Solo e não sabe por onde começar? Lhe apresento: “In media res“. É uma técnica literária que fala pra você começar a narrativa no meio da ação, e não do começo. Sabe o seu investigador noir? Começa a aventura por uma cena de perseguição do suspeito! O seu mago? Começa direto pela cena onde ele falhou o feitiço e agora o laboratório está ruindo! Você entendeu. Só comece a cena, se preocupe com os detalhes e os porquês depois. Esse tipo de início é bem legal, e já dá a chance de você “interpretar” o seu personagem no momento que ele pode brilhar. Essa é uma dica válida tanto para jogos em grupo como jogos solo.
Outra dica é Música. Música deixa tudo mais imersivo. Você pode buscar no youtube por “OST”(original soundtrack) de jogos e filmes do gênero que você está jogando. Jogos de RPG(como The Witcher 3) são ótimos para isso, assim como filmes da Marvel. Colocar uma música legal no fone de ouvido, rolar uns dados, ver os resultados de tabelas e você entra dentro do mundo que você está criando.
A última dica, essa mais pra RPG em grupo, porque é uma dica que serve para fazer um misdirection nos jogadores. Pegue um personagem, ou uma trama ou um local de um filme/livro famoso e troque uma coisa: pocahontas agora trata de lobisomens vs homens; piratas do caribe, só que no espaço; o grande lebowski só que na europa medieval;
Só algumas idéias para não ficar sem conteúdo hoje no blog, até a próxima.