Categorias
Dicas

RPG Sem mestre

RPG sempre tinha um problema na minha época: “Quem vai mestrar?”. Hoje em dia, temos muitos jogos que não precisam ou não colocam tanta carga na figura do “Mestre”. Sistemas como Fiasco, os Powered By The Apocalypse, Ironsworn e os sistemas que usam oráculos para emular um mestre são a “inovação” mais legal que já aconteceu pra mim no RPG.

Mas o que significa “RPG sem mestre”? É você jogar RPG só que compartilhar totalmente a narrativa, deixando uma coisa ou outra para ser definida usando um dado e algumas tarefas. Não só o resultado das ações dos personagens, mas também as ações de NPC’s e coisas estarem ou não em cena.

É uma ideia simples, mas poderosa. As vezes, fica parecendo uma sessão de Improv maluco, mas quando funciona, funciona. E a história te leva pra lugares realmente diferentes, e quando você menos espera, aquele punhado de palavras e estatísticas vira uma pessoinha feliz na sua cabeça.

E como que você faz isso? A lista de oráculos e simuladores de mestre é infinita. Além dos que eu citei acima, existem muitos e muitos outros. O ideal é você começar por algum simples, e depois ir incrementando o seu gameplay com decisões mais complexas.

Eu amo de paixão o Dominus e o CRGE. O Ironsworn é um sistema completo que inclui um emulador de mestre, ele teve o SRD traduzido pela comunidade no facebook: Ironsworn Chamas & Aço.

Se ainda tiver dúvidas(que é bem normal) sobre como rodar uma sessão sem mestre dá uma olhada aqui: Como Jogar RPG Solo. Jogar sem mestre é muito próximo de jogar solo, é tipo jogar solo só que acompanhado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *